sexta-feira, março 26, 2010

CARTA ABERTA AO PCdoB PELOS SEUS 88 ANOS

No dia 25 desse mês o Partido Comunista do Brasil (do qual se originou o PCdoB, além do PCB e PPS) comemora 88 anos. Durante o inicio de sua trajetória no país o Partido Comunista do Brasil constituiu uma importante ferramenta de luta e aglomeração da classe trabalhadora. No período da ditadura militar, a mancha mais sangrenta da história do nosso país no século passado, há um importante destaque para a juventude comunista que compôs as fileiras da Guerrilha do Araguaia, onde vários militantes perderam suas vidas em um dos confrontos de maior repercussão na luta contra a ditadura.

Ao mesmo tempo em que parabenizamos o PCdoB pela sua trajetória lamentamos pelo atual rumo do partido. Temos visto de forma contundente o abandono do ideal marxista e uma substituição paulatina pelas idéias capitalistas. Um partido com um histórico como o que tem o PCdoB não pode se esquecer tão facilmente o real motivo da luta de classes. Está mais do que no momento de se recobrar a consciência e retornar aos primórdios do partido.

É necessária que aconteça uma revolução interna dentro da organização partidária, esta não pode mais ficar oscilando como têm acontecido ultimamente. As direções precisam ser revistas assim como as posturas e as alianças políticas que vem sendo feita ao longo desses anos, bem como sua atuação nos movimentos sociais, onde usam de artimanhas fraudulentas e repressoras para se prolongarem no comando, como acontece no movimento estudantil, desestimulando o debate e pregando a alienação.

Esperamos ansiosamente que o PCdoB volte a compor a esquerda combativa, que não abre mão dos interesses da classe trabalhadora por mandatos que só reforçam a opressão que aqueles sofrem.

Novamente parabenizamos o PCdoB por tudo que já representou dentro e fora do nosso país, no entanto é com grande pesar que acompanhamos seu declínio aos anseios do capital e do conchavo político, reiteramos nossos desejos de uma transformação na linha política do partido e que este seja mais uma vez um companheiro nas lutas por um Brasil com menos desigualdade social e oportunidade para todos.

quinta-feira, março 18, 2010

sábado, março 13, 2010

PSOL, uma alternativa certa para o Brasil.


        No dia 07 de janeiro de 2010 foi ao ar o programa nacional do PSOL, uma das principais abordagens desse programa foi levar a população brasileira um esclarecimento sobre a falsa polarização PT X PSDB. Com o intuito de deixar claro o grande engodo que existe, logo no começo do programa pudemos ver uma comparação que deixou nítido que ambos, PT e PSDB, são farinhas do mesmo saco.


O vídeo se encontra disponível para quem ainda não assistiu:



        Durante os dez minutos que ocorreram à transmissão, vários parlamentares do partido expressaram de forma simples e direta os objetivos centrais do PSOL. A luta pela classe trabalhadora ficou evidente em todos os pronunciamentos. Atualmente no Brasil poucos são os partidos que defendem o trabalhador, haja visto que a grande esperança se tornou uma das forças que vem defendendo piamente os interesses de banqueiros, latifundiários e multinacionais.

        Hoje o PSOL constitui uma das forças políticas que encabeçam as fileiras que lutam por um Brasil mais justo e menos desigual. Com Heloísa Helena como presidenta, reeleita no último congresso, o partido vem, desde sua fundação, adotando medidas práticas de combate aos exploradores dos direitos de trabalhadores e cidadãos de todo o mundo.

        Como a presidenta do partido declarou que não vai ser candidata a Presidência da Republica, o nome mais cotado é o de Plínio Arruda de Sampaio. Ativista e defensor declarado dos direitos dos trabalhadores, MST e organizações sociais, Plínio conta com o prestigio de diversas camadas da sociedade. Intelectuais vem a cada dia expressando seu apoio direto a esta candidatura que pode ser um marco na luta de classes em nosso país.

        Ansiamos que nesta eleição de 2010 o Brasil galgue novos rumos, que os eleitores possam identificar as falácias que vem sendo colocadas em propagandas televisivas de todo o país. Ainda temos fome, miséria, concentração de terras, violência, déficits na saúde e educação que precisam ser sanados como todos os outros problemas. Para isso é necessário que a riqueza seja melhor distribuída e toda população possa ter acesso aos serviços básicos. Acreditamos que isso seja possível com um governo que realmente seja de esquerda e não tenha medo de combater o neoliberalismo que vem devorando o mundo. Por isso vemos no PSOL um partido novo disposto a combater a velha política e apto a mudar os rumos do nosso Brasil.