domingo, outubro 24, 2010

Saci ou Smurff? Eis a questão?



Por: Érick Facioli

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

     Essa é demais: tucanaram o Saci. Qual é o limite da mesquinharia?

     Eu já vi muita coisa na minha vida, mas essa aqui é demais. Qual é o limite da mesquinharia? Descobri que vai longe. Depois de tentarem colocar o Saci de Botucatu no ostracismo, os tucanos me surpreenderam de novo. Agora, resolveram mudar a cor da touca do Saci. Alguém aí já viu Saci com touca azul? Pois é, mas em Botucatu, isso aconteceu. Monteiro Lobato, o criador do personagem, deve estar dando mortal de costas em seu túmulo.

     Primeiro, o atual governo municipal tentou acabar com o Festival Nacional do Saci por puro revanchismo, só porque foi criado pelo ex-secretário Wilson Nakamoto em 2001 durante o primeiro governo do PT. Com a resistência da sociedade, foram obrigados a voltar com o evento. É bem verdade que, sem o apoio governamental que era dado anteriormente. Vale lembrar que tem gente no governo municipal que acha que "saci" é coisa do "demo". Segundo, misturaram política ou melhor "politicagem" com folclore brasileiro.

     No twitter, a falta de bom senso de quem tomou essa medida já virou hit. Tem gente dizendo que o Saci virou um Smurff.

     Se eu fosse irônico - todo mundo sabe que não sou - diria: Parabéns, formos surpreendidos de novo!

     Érick Facioli - Defensor do Saci, da cultura e do folclore brasileiro, independentemente da minha orientação política.

     Nós do núcleo do PSOL Botucatu reiteramos todas as palavras presentes nesse artigo e nos colocamos, também, em defesa do Saci, da cultura e do folclore brasileiro.

NOTA OFICIAL – FESTIVAL NACIONAL DO SACI

     O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, vem a público manifestar sua discordância com a indevida descaracterização de um dos mais conhecidos personagens do Folclore Brasileiro, evidenciada no material de divulgação do Festival Nacional do Saci, que acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, em nosso município.
     Mais do que discordar e lamentar o ocorrido, o Chefe do Executivo determinou que providências sejam tomadas a fim de que situações como essa não voltem a ocorrer.



Botucatu, 22 de outubro de 2010.


JOÃO CURY NETO
Prefeito Municipal de Botucatu

sexta-feira, outubro 22, 2010

Teste: Descubra se você é um alienado

Responda apenas SIM ou NÃO e anote.

1. Você acha que realmente foi o Bin Laden quem derrubou as torres gêmeas?

2. Você acha que Hugo Chavez é um ditador sem escrúpulos?

3. Você acha que o Fidel é um milionário?

4. Você acha que só os EUA podem pacificar o mundo?

5. Você acha que o Irã e suas pesquisas nucleares são uma ameaça a paz mundial?

6. Você acha que os países desenvolvidos conseguiram esse status sem explorar outras nações?

7. Você acha que as tropas brasileiras estão no Haiti só para pacificar e ajudar os haitianos?

8. Você acha que a globalização só trás o bem estar e que graças a ela o mundo é um lugar melhor?

9. Você acha que banqueiros, latifundiários e mega empresários merecem ser ricos, pois se esforçaram muito enquanto o resto não fazia nada?

10. Você acha que tudo é culpa exclusiva dos políticos e que não tem nada a ver com essas questões?

Conte quantas respostas SIM você teve e veja a sua classificação:

De 0 a 2: Parabéns: você não é um alienado, sinal que você é uma pessoa que tem se esforçado para enxergar o mundo realmente como ele é e não pelas lentes da imprensa marrom.

De 3 a 5: Legal: você não é um alienado por completo e vem aprendendo coisas novas todos os dias, buscando escapar das influências do sistema.

De 6 a 8: Cuidado: você está a beira da alienação completa, anda vendo muita televisão, lendo muito a Veja e a Folha de São Paulo, está na hora de procurar outras fontes de informação e refletir com os amigos.

9 ou 10: Alarmante: você está completamente alienado, pode cair uma bomba atômica ao seu lado e você nem vai perceber e, se bobear, você vai continuar vivo como as baratas.


Independente da sua colocação participe conosco de nossas reuniões e grupo de estudos.

Reunião PSOL BOTUCATU:

Sábado dia 23 de Outubro as 15h00min

Rua João Passos, nº 919, Centro, Botucatu-SP

Grupo de Estudo: Manifesto Comunista

Sábado dia 23 de Outubro as 16h00min

Rua João Passos, nº 919, Centro, Botucatu-SP

sexta-feira, outubro 15, 2010

Resolução da Executiva Nacional do PSOL sobre o 2º turno

NENHUM VOTO EM SERRA!

        O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) mereceu a confiança de mais de um milhão de brasileiros que votaram nas eleições de 2010. Nossa aguerrida militância foi decisiva ao defender nossas propostas para o país e sobre ela assentou-se um vitorioso resultado.

        Nos sentimos honrados por termos tido Plínio de Arruda Sampaio e Hamilton Assis como candidatos à presidência da República e a vice, que de forma digna foram porta vozes de nosso projeto de transformações sociais para o Brasil. Comemoramos a eleição de três deputados federais (Ivan Valente/SP, Chico Alencar/RJ e Jean Wyllys/RJ), quatro deputados estaduais (Marcelo Freixo/RJ, Janira Rocha/RJ, Carlos Giannazi/SP e Edmilson Rodrigues/PA) e dois senadores (Randolfe Rodrigues/AP e Marinor Brito/PA). Lamentamos a não eleição de Heloísa Helena para o senado em Alagoas e a não reeleição de nossa deputada federal Luciana Genro no Rio Grande do Sul, bem como, do companheiro Raul Marcelo, atual deputado estadual do PSOL.

        Em 2010 quis o povo novamente um segundo turno entre PSDB e PT. Nossa posição de independência não apoiando nenhuma das duas candidaturas está fundamentada no fato de que não há por parte destas nenhum compromisso com pontos programáticos defendidos pelo PSOL. Sendo assim, independente de quem seja o próximo governo, seremos oposição de esquerda e programática, defendendo a seguinte agenda: auditoria da dívida pública, mudança da política econômica, prioridade para saúde e educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, defesa do meio ambiente, defesa dos direitos humanos segundo os pressupostos PNDH3, reforma agrária e urbana ecológica e por ampla reforma política – fim do financiamento privado e em favor do financiamento público exclusivo, como forma de combater a corrupção na política.

       No entanto, O PSOL se preocupa com a crescente pauta conservadora introduzida pela aliança PSDB-DEM, querendo reduzir o debate a temas religiosos e falsos moralismos, bloqueando assim os grandes temas de interesse do país. Por outro lado, esta pauta leva a candidatura de Dilma a assumir posição ainda mais conservadora, abrindo mão de pontos progressivos de seu programa de governo e reagindo dentro do campo de idéias conservadoras e não contra ele. Para o PSOL a única forma de combatermos o retrocesso é nos mantermos firmes na defesa de bandeiras que elevem a consciência de nosso povo e o nível do debate político na sociedade brasileira.

        As eleições de 2002 ao conferir vitória à Lula trazia nas urnas um recado do povo em favor de mudanças profundas. Hoje é sabido que Lula não o honrou, não cumpriu suas promessas de campanha e governou para os banqueiros, em aliança com oligarquias reacionárias como Sarney, Collor e Renan Calheiros. Mas aquele sentimento popular por mudanças de 2002 era também o de rejeição às políticas neoliberais com suas conseqüentes privatizações, criminalização dos movimentos sociais – que continuou no governo Lula -, revogação de direitos trabalhistas e sociais.

        Por isso, o PSOL reafirma seu compromisso com as reivindicações dos movimentos sociais e as necessidades do povo brasileiro. Somos um partido independente e faremos oposição programática a quem quer que vença. Neste segundo turno, mantemos firme a oposição frontal à candidatura Serra, declarando unitariamente “NENHUM VOTO EM SERRA”, por considerarmos que ele representa o retrocesso a uma ofensiva neoliberal, de direita e conservadora no País. Ao mesmo tempo, não aderimos à campanha Dilma, que se recusou sistematicamente ao longo do primeiro turno a assumir os compromissos com as bandeiras defendidas pela candidatura do PSOL e manteve compromissos com os banqueiros e as políticas neoliberais. Diante do voto e na atual conjuntura, duas posições são reconhecidas pela Executiva Nacional de nosso partido como opções legítimas existentes em nossa militância: voto crítico em Dilma voto nulo/branco. O mais importante, portanto, é nos prepararmos para as lutas que virão no próximo período para defender os direitos dos trabalhadores e do povo oprimido do nosso País.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Novo Código Florestal

     O Código Florestal Brasileiro é um dos mais avançados na questão ambiental, e seríamos um Estado exemplar, se fossem rigorosamente cumpridas suas exigências, mas o que observamos são grandes proprietários rurais descumprindo as leis e avançando com a soja e o gado na Amazônia e com imensas áreas de eucalipto no Sul. Com a tendência mundial de preservação, houve pressão para que os grandes ruralistas cumprissem as leis. Em resposta a isso a bancada ruralista do Congresso Nacional, encabeçada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e com respaldo do Governo Federal que indicou o relator da reforma, deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), propôs mudanças no Código Florestal, incluindo anistia a todos os produtores rurais que cometeram crimes ambientais até julho de 2008. Assim, áreas que não cumprem a função social e, de acordo com a Constituição, deveriam ser desapropriadas para fins de Reforma Agrária, continuarão nas mãos dos grandes latifundiários.

     As Organizações Não Governamentais ambientalistas e de luta pela terra são contrárias às mudanças apresentadas na reforma do Código Florestal, lido parcialmente pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em 08 de junho, na Câmara dos Deputados. No documento consta a flexibilização da legislação ambiental, com delegação de mais poderes aos Estados, regionalizando as decisões e favorecendo os ruralistas influentes em seus Estados. Segundo a WWF-Brasil, o documento é um retrocesso que, se aprovado, resultará em mais desmatamento. O Greenpeace se pronunciou também contrário ao relatório de Aldo Rebelo, pois afirmam que o parecer deixa de reconhecer as florestas como um bem público, e isso gerará desmatamento.

     Com o término das eleições, esse debate volta a borbulhar nos salões nobres do Congresso Nacional, onde o projeto já foi aprovado em Comissão da Câmara e parte agora para o plenário. Apesar da bancada ruralista, de oposição e ligada ao Governo Federal, ter aumentado para cerca de 90 parlamentares, entre deputados e senadores, ela perdeu representantes radicais como Valdir Colatto (PMDB-SC) e Germano Bonow (DEM-RS), críticos ferrenhos da legislação ambiental. No entanto, se robusteceu com políticos como o ex-governador do MT Blairo Maggi (PR-MT), senhor da soja no Brasil e Prêmio Motosserra do ano em seu Estado, Reinhold Stephanes (PMDB-PR), ex-ministro da agricultura do Lula, Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR), porta-voz dos arrozeiros de RR contra a demarcação da reserva indígena Raposo / Serra do Sol, e Nelson Padovani (PSC-PR), empresário do setor de máquinas agrícolas. A bancada ambientalista, apesar da farsa da “onda verde”, se manteve a mesma. Mas possui entre seus representantes o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que fez defesa veemente e coerente do atual código e atacou o relatório apresentado pelo deputado do PCdoB, inclusive atrasando o trâmite do processo com pedidos de vista e solicitação de mais debates. Por sua atuação como parlamentar, incluindo sua luta contra o Novo Código Florestal, Ivan se reelegeu com quase 190.000 votos, sendo um dos deputados mais votados de SP e em Botucatu com crescimento de 230% em comparação á sua votação em 2006. Enquanto isso, o governista e novo guru dos ruralistas Aldo Rebelo, relator do projeto e homem de confiança de Lula, mesmo com apoio da máquina, do presidente Lula e da preferência à sua candidatura em seu partido, se reelegeu com quase 50.000 votos a menos do que na eleição de 2006.

     Frente a essa realidade, nós do PSOL Botucatu apoiamos e consideramos de grande importância a discussão sobre o Código Florestal que ocorrerá dia 14 de outubro das 08 às 18hs, quinta-feira, na UNESP – Lageado - FCA – Botucatu.

domingo, outubro 10, 2010

Comunicado Público: Eleição Interna do Diretório Municipal do PSOL Botucatu

           O Núcleo de Botucatu do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL  torna pública a realização de suas eleições internas, do qual estarão aptos a votar todos filiados do partido em Botucatu com situação cadastral regular, no dia 13 de novembro de 2010, sábado, as 15h00min, na Rua Henrique Coelho Gomes, nº 140.

O Retorno do Monstro da Privatização

sábado, outubro 09, 2010

José Serra X Joãozinho

     Serra foi a uma escola conversar com as criancinhas acompanhado de uma comitiva do Jornal Nacional, da Veja e da Folha de São Paulo.
    Depois de apresentar todas as maravilhosas propostas para seu governo (se eleito), disse às criancinhas que iria responder perguntas.
    Uma das crianças levantou a mão e Serra perguntou:
- Qual é o seu nome, meu filho?
- Paulinho.
- E qual é a sua pergunta?
- Eu tenho três perguntas. A primeira é: Quanto tempo o senhor vai esperar para sujar a barra da Dilma como fez com a Roseana Sarney?? A segunda é: Onde sua filha Verônica conseguiu grana para ser dona de 10% do Ebay/Mercado Livre, estudar na Harvard Business School pagando R$ 60.000,00 por mês e ainda por cima "comprar" uma mansão em Trancoso, onde o senhor passou o Réveillon??? E a terceira é: O que o senhor fez com os 10% da propina da compra de 891 ambulâncias na época em que era ministro da Saúde?
    Serra fica desnorteado, mas neste momento a campainha para o recreio toca e ele aproveita e diz que continuará a responder depois do recreio.
    Após o recreio, Serra diz:
-OK, onde estávamos? Acho que eu ia responder perguntas. Quem tem perguntas?
     Um outro garotinho levanta a mão e Serra aponta para ele, sorrindo para as câmeras da Globo.
-Pode perguntar, meu filho. Como é seu nome?
-Joãozinho, e tenho cinco perguntas: A primeira é: Quanto tempo o senhor vai esperar para sujar a barra da Dilma como fez com a Roseana Sarney?? A segunda é: Onde sua filha Verônica conseguiu grana para ser dona de 10% do Ebay / Mercado Livre, estudar na Harvard Business School pagando R$ 60.000,00 por mês e ainda por cima "comprar" uma mansão em Trancoso onde o senhor passou o Reveillon??? A terceira é: O que o senhor fez com os 10% da propina na compra de 891 ambulâncias na epoca em que era ministro da Saúde? A quarta é: Porque o sino do recreio tocou meia hora mais cedo? A quinta é: Cadê o Paulinho??

terça-feira, outubro 05, 2010

Obrigado Botucatu

    Nós do PSOL Botucatu estamos muito felizes pelos resultados alcançados na eleição de domingo. Os resultados nas urnas de nossa cidade mostra que existe uma parcela da população que compreende a proposta socialista e que está disposta a investir nela, não como um sonho impossível, mas como uma real proposta de transformação social.


Presidente – 914



Senador – 559



Deputado Federal – 429



Deputado Estadual – 232

     A cada um que se dispôs a acreditar em uma real mudança, àqueles que deram um voto de confiança ao nosso partido o nosso muito obrigado. Neste momento vemos um novo tempo destinado ao nosso município. Um tempo que contempla os valores humanos e éticos que são bandeiras de nosso partido.
     Ainda nesse caminho, queremos tê-los por perto, ampliar os debates e possibilitar através do trabalho limpo, honesto e sincero do diálogo com a classe trabalhadora agregar mais pessoas que têm como fundamental a luta pela justiça e igualdade social.
     Reafirmamos que o PSOL Botucatu veio pra ficar, fazer oposição a política corrupta e imunda que vem se instaurando em nossa cidade, venha participar conosco dessa luta, o PSOL Botucatu precisa de você.
     Novamente agradecemos a cada um que de coração aberto recebeu nossos militantes, que dialogaram com eles e mostraram no dia 03 de outubro o resultado de nosso trabalho.

segunda-feira, outubro 04, 2010

PSOL elege dois senadores, três deputados federais e quatro estaduais.

Foto: Da esquerda para a direita, de cima para baixo, Chico Alencar, Ivan Valente, Jean Wyllys, Randolfe, Marinor Brito, Marcelo Freixo, Carlos Giannazi e Edmilson Rodrigues.

     Após seis anos de fundação, o Partido Socialismo Liberdade passou pela sua segunda eleição para cagos federais e estaduais com um saldo bastante positivo e a conquista de grandes vitórias. Apesar da tristeza de não termos conseguido eleger nomes importantes como Luciana Genro a deputada federal (RS), Heloisa Helena ao Senado (AL) e Raul Marcelo como deputado Estadual (SP), o partido agradece todos os votos obtidos e se orgulha do resultado. Durante a campanha, mesmo com poucos recursos, sem receber financiamento de empresas privadas, candidatos e militantes mantiveram a coerência e a independência, trabalharam de forma transparente e ética e, como consequência dessa atitude, sensibilizaram novos eleitores em todo o país.
     Nossa maior alegria se deu no Rio. Chico Alencar foi o segundo candidato a deputado federal mais votado do Estado, com 240.724 votos. Com isso, conseguimos eleger ainda Jean Wyllys. A Câmara federal também continuará contando com a presença e a luta de Ivan Valente, que se reelegeu com 189.014 votos em São Paulo.
     A Região Norte mostrou a força e confiança no PSOL elegendo Randolfe como o senador mais votado do Amapá. No Pará, além da vitória de Marinor Brito para o Senado, comemoramos o grande resultado de Edmilson Rodrigues, o deputado estadual que recebeu o maior número de votos da população.
     As Assembleias Legislativas do Rio de Janeiro e São Paulo também permanecerão com a presença do PSOL. No primeiro Estado, Marcelo Freixo se reelegeu como o segundo deputado estadual mais votado e terá a companhia de Janira Rocha. No segundo, Carlos Giannazi, poderá dar sequência à sua luta pela educação pública de qualidade com sua reeleição ao cargo.