sexta-feira, abril 29, 2011

CINE PSOL

         PSOL BOTUCATU APRESENTA


                       CINE PSOL


     
      "Chove Sobre Santiago"



     O filme retrata o golpe militar de 1973 no Chile

         Dia 30/04/11 (sábado), as 17:00 horas

          Rua Hermínio Marcos Calônego, 327
                      (próx. UNIFAC)

           Discussão e debate após a sessão



segunda-feira, abril 18, 2011

Reunião PSOL Botucatu

Quarta, dia 27 de abril de 2011

Local: Rua João Passos, nº 919, Centro, Botucatu-SP


Horário : 20h

quarta-feira, abril 06, 2011

PSOL SE MANIFESTA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nós do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL - de Botucatu, estivemos presentes na audiência pública promovida pela Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O evento ocorreu no dia 30 de março de 2011 na Câmara Municipal e teve como expositor o professor da F.C.A. Valdemir Antonio Rodrigues. Também compuseram a mesa, dentre outros, o representante da igreja católica pároco José Larusso, além do vereador Lelo e a secretaria municipal do meio ambiente.

Consideramos a iniciativa de convocar uma audiência pública com esse tema, de extrema importância, pois há uma preocupação mundial com as questões ambientais, principalmente quando há ocorrências de tragédias, como as inundações que aconteceram no verão de 2011, sendo a de maior impacto no estado do Rio de Janeiro, e em nossa cidade, com proporções bem menores, tiveram pontos de alagamento próximo a rodoviária. Ao explanarem o assunto, o professor Rodrigues e os demais componentes da mesa, citaram a importância de se preocupar com o lixo, que podem entupir bueiros e a valorização da reciclagem, comentaram superficialmente a importância da educação, mas não houve aprofundamento nesse assunto e nem em outros tantos que fazem parte desse tema e poderiam ser aproveitados nesse debate.

Por nossa cidade estar situada em uma área de APP (área de proteção permanente) nos incomodou não ter sido trazido, pelos expositores, a questão da mudança no Código Florestal, políticas públicas sobre uso racional dos Recursos Hídricos, principalmente industrial e a contaminação do Lençol Freático.

Após a mesa encerrar as explanações, os presentes puderam se manifestar e formularem perguntas.

Aproveitamos a oportunidade e através da fala do militante Gustavo-bilo, fizemos alguns questionamentos, principalmente sobre questão do Código Florestal, com críticas a proposta governista, que no final do ano passado havia sido apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB- SP) e foi altamente criticado por ambientalista, movimentos sociais, inclusive pelo CFBIO (Conselho Federal de Biologia), por perceber que as mudanças apresentadas, a qual agradou apenas ruralistas e transnacionais que exploram nossos recursos naturais, traria uma enorme catástrofe ambiental ao país, perderíamos biodiversidade e teríamos nossos recursos hídricos ameaçados. As mudanças no código ainda estão sendo discutidas e continuamos nas incansáveis lutas em defesa do meio ambiente, com amparo do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e também do ex-deputado estadual Raul Marcelo (PSOL-SP).


Ao final da audiência pública os militantes Roberta Velota (Maha) e Gustavo-bilo conversaram com os presentes e fizeram a distribuição de documento elaborado pela executiva municipal do PSOL contrário a reforma do código florestal, momento em que tivemos a oportunidade de mostrar o verdadeiro papel de um partido de esquerda atuante e que defende o interesse da coletividade em detrimento do individual.

Executiva Municipal de Botucatu do Partido Socialismo de Liberdade