sexta-feira, julho 27, 2012

O CONSERVADORISMO DA ESQUERDA

Estava analisando o comportamento de algumas pessoas que se rotulavam de companheiros. Pessoas que gritavam aos quatro ventos querer uma revolução social e que, ironicamente, foram servir a elite milionária deste pais , com o único intuito de  continuar ou voltar ao poder. Felizmente uma parte, a esquerda verdadeira ficou, embora difícil de manter a luta baseada nos princípios que norteiam o socialismo já que os recursos ficam em mão  de aqueles que sonham com o poder, acreditam que as mudanças virão com o passar do tempo
O problema é que este pequeno grupo se apegou ao pensamento do século 20, ainda que as mudanças se deram  objetivamente  nos trabalhadores, na ,juventude, no consumo, no médio ambiente, crescimento indiscutivelmente enorme, mas se negam a modificar seu discurso, suas praticas e preferem fracassar reiteradamente ao abrir passo a uma proposta consequente dentro dos ideais que orientam os métodos socialista.
Não elabora um programa socialista para um futuro inédito, se isola sem forças próprias tornando-se indistinguível de toda luta reivindicativa, enquanto a grande maioria reivindica soluções concretas: Saúde, educação moradia, emprego estável.
Restou uma esquerda que grita por um socialismo, porém, tem medo de entrar em conflito com a massa possuidora da propaganda capitalista. Por que? por que o poder lhes  interessa mais que o combate e,  aqueles que deveriam ser os impulsionadores das mudanças abraçam o poder com tanta força que não sobra energia para abraçar  as necessidades do povo.
Se faz necessário os surgimento de um movimento sustentável, renovador, que proponha uma sociedade global, solidaria e pacifica. Um mundo socialista onde as grandes alamedas se abram para o surgimento de uma nova sociedade mais humana, mais consciente.
No próximo mês de outubro o povo de Botucatu vestirá, assim como o resto do país, uma vez mais a camiseta da democracia, camiseta carente de conscientização política/social, pois os senhores que desejam o maldito poder, se afastam e desconhecem a real importância da educação política  do seu povo. O que lhes interessa é vencer, não se importando com aqueles que pisotearam e deixaram para trás.
Ainda bem que surge uma terceira via, representada por um jovem advogado e uma companheira psicóloga que, assim como tantos jovens, sonham e se colocam ao serviço de aqueles que amam a justiça social.
TODO POLITICO QUE CRITICA OS ERROS DO ADVERSARIO É LOUVAVEL,  MAS AQUELE QUE NÃO VALORIZA OS ACERTOS DO MESMO ADVERSARIO ESTA CONTRA A NECESIDADE DO SEU POVO. 

 Raul

Agradar é preciso


Militantes socialistas revolucionários, não nos negamos a participar dos processos eleitorais, para aproveitar os espaços e fazer a denúncia do capitalismo e o discurso de que uma nova sociedade é urgente, ante a ameaça de sucumbirmos diante da tragédia total, que tal sistema nos arrasta.
Entretanto, não devemos esquecer de que o processo eleitoral é perigoso. Temos o exemplo do que ocorreu por ocasião da Primeira Grande Guerra, quando o imperialismo, preparando-se para o conflito bélico, levou o discurso patriota ao histerismo, e isso fez os partidos socialistas da Europa Ocidental, principalmente o da Alemanha, a não querer desagradar a massa eleitoral, denunciando o caráter burguês daquele confronto. Ao invés disso, preferiu dar as costas ao socialismo revolucionário e se passar para uma postura social-patriota, enterrando a proposta de luta pela transformação social e fortalecendo os interesses do capitalismo.

O exemplo dramático do comportamento dos partidos socialistas, naquela ocasião, se estendeu como prática, em incontáveis processos eleitorais no mundo a fora, pois fiel à máxima de que “agradar é preciso” para obter resultados eleitorais, aposta-se na exploração do atraso das massas populares, encharcadas pelo veneno político-ideológico da burguesia. Face essa situação, é preciso termos claro que a nossa participação não deve se pautar pela busca de bons resultados nos pleitos eleitorais, quando isso implica na nossa descaracterização.

Não devemos fugir do fato de ser a nossa sociedade, dividida em classes e camadas sociais. Não é conveniente, nem tampouco correto, a partidos ou candidatos que se reivindicam socialistas, substituir o discurso anticapitalista pelo discurso da cidadania, desde que se trata de uma manobra da burguesia para omitir a luta de classes. Não nos é permitido enganar o eleitorado, uma vez que a nossa missão central é, justamente, promover a educação política, na perspectiva da transformação social e ela só se dará a partir da verdade histórica.

Gilvan Rocha
gilvanrocha50@gmail.com
Pres. do Centro de Atividades e Estudos Políticos

quarta-feira, julho 25, 2012

Greve Geral no ensino federal


A greve nos Institutos Federais de Ensino [IFE's] parou mais de 50 universidades e mais da metade dos Institutos Federais de Ensino Tecnológico [IFET's]. Destas, cerca de 40 universidades estão em estado de greve ou mobilização estudantil o que demonstra a insatisfação de docentes, técnicos e estudantes com a estrutura, falta de professores, RU's, bolsas precárias, carreira, entre tantos outros problemas do ensino federal.
A pauta transversal é contra o REUNI - aprovado por Lula-PT em 2007 e defendido pela UNE pelega - que realizou uma expansão no número de vagas que não foram acompanhadas no aumento de professores, técnicos, estrutura e assistência estudantil entre outros. Em 2007 os estudantes responderam com um surto de ocupações de reitorias, e hoje respondem com uma greve estudantil que já atinge mais de 40 das 59 universidades federais.
Ao cancelar pela segunda vez uma reunião de negociação (a primeira foi cancelada dia 28/05 e a segunda dia 19/06) com os sindicatos Sinasefe, Andes-SN, Fasubra e os governistas/pelegos do Proifes, o governo Dilma-PT acaba por inflamar ainda mais a greve, já que demonstra que não tem proposta a apresentar aos docentes e técnicos-administrativos, evidenciando que educação não é prioridade. A irresponsabilidade de cumprir os prazos acordados em reunião, como a apresentação conclusiva da proposta da carreira docente para o dia 31 de março (que já está em discussão desde 2010), foi o estopim para o início da greve docente, o que o governo chama de "precipitada".
Cabe aos professores, estudantes, servidores e terceirizados responder com a organização de comandos de greve por campi federalizando-se em um comando de greve nacional unificado com a participação destes setores e criar situações que imponham dificuldade ao Governo, como ocupações de ministério ou paralisações de órgãos essenciais Só assim teremos condições efetivas de exigir que as pautas sejam atendidas.

quinta-feira, julho 19, 2012

Amigos,
O PSOL Botucatu convida a todos para contribuírem na formulação de nosso programa de governo. Como já saiu na Mídia o Psol irá concorrer as eleições municipais com os candidatos Gustavo Bilo ( prefeito)e Vanessa Ito (vice Prefeita).
As reuniões acontecerão todas as terças-feiras as 19h 30min na Rua:João Passos Nº 919- Centro.
Contamos com a colaboração de todos.




domingo, julho 15, 2012

terça-feira, julho 10, 2012

Reunião Ampliada do PSOL


Finalmente estamos em ritmo de campanha.

Diferente dos outros partidos político o PSOL não recebe nenhum tipo de ajuda de empresário, banqueiro, latifundiário ou qualquer outro que tenha como interesse central se utilizar do pleito democrático para se beneficiar.
Nossa campanha será desenvolvida com poucos recursos, mas com um grande diferencial, há em nós do PSOL e simpatizantes o verdadeiro anseio pela mudança.
Assim, você que se interessa em construir uma política voltada a sociedade, comprometida realmente com o meio ambiente, com o combate as opressões (machismo, homofobia, racismo e xenofobia), preocupada com a redução da pobreza, com uma educação pública, gratuita e de qualidade, com a transformação social e maior equidade na distribuição da riqueza em nosso município, enfim, que acredita que nada deva parecer impossível de ser mudado. Saiba que o PSOL é esse partido e conta com você, com sua paixão e garra para lutar pelas mudanças que tanto desejamos.
Por isso, você que deseja se juntar a nós nessa campanha e torná-la algo cada vez mais real me nossa cidade compareça em nossa reunião ampliada.

Data: 12 de Julho de 2012.
Horas: 19h30min
Local: R. João Passos, 919, Centro, Botucatu – SP
Contatos: (vivo) (14) 9706.9146 - Gustavo Bilo/(tim) (14) 8137.8888 – Vanessa

NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR!
Vote 50 – PSOL
Gustavo Bilo Prefeito Vanessa Ito Vice

O papel do PSOL e a falsa polarização PT X PSDB


     O projeto socialista outrora abandonado pelo partido que um dia reivindicou a classe trabalhadora foi retomado em território nacional em 2005, onde mais de 500 mil assinaturas deram vida ao PSOL.
     Desde 2007 no município de Botucatu iniciou-se a construção do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. O PSOL é um partido que está em incessante processo de aproximação com a população. Visando à formação política de seus militantes e não somente a simples filiação sem qualquer critério político ideológico, aproximamos os que hoje compõem o partido em nosso município. É nesse contexto que o PSOL vem acumulando experiência para alcançar os anseios da classe trabalhadora botucatuense.
Tendo a clareza de que enfrentaríamos diversos desafios, não nos omitimos. Sabíamos que era necessário que um novo partido fosse criado, pois a classe trabalhadora estava sofrendo e sofreria ataques daquele que um dia foi seu aliado, o Partido dos Trabalhadores (PT).
     Não nos furtamos aos enfrentamentos, nem refutamos o papel que desempenhamos nesse novo processo, o de aproximar e devolver as esperanças a quem a tinha perdido ao se sentir traído após a eleição de Luis Inácio Lula da Silva. Foi esse desejo ardente, esse sonho constante de uma transformação social que nos motivou a construir uma esquerda presente, forte, classista e combativa.
     Mas os ataques aos direitos dos trabalhadores não seriam privilégio de um só partido político. Vimos a cada ano o Estado de São Paulo sendo sucateado pelas políticas neoliberais tucanas. O PSDB no controle do Estado conseguiu paulatinamente sucatear a saúde em beneficio dos planos privados e das OS’s, destruir a educação pública e fortalecer as instituições privadas, sucumbir aos braços do crime organizado, estabelecer medidas autoritárias de combate aos movimentos sociais, criminalizando-os e deturpando bandeiras históricas desses movimentos.
     Então, o que vemos é um avanço de duas frentes, uma composta pela direita reacionária, liderada pela bancada peessedebista e outra facção originária na esquerda degenerada do PT e PCdoB.
     Essa falsa dicotomia entre ambos cada vez fica mais nítida aos trabalhadores de todo nosso país e em Botucatu não seria diferente. A falsa polarização PT e PSDB se exemplifica em nossa cidade em uma das alianças mais paradoxais da história da luta de classes, o mesmo partido que compõe em âmbito nacional aliança com o PT ao mesmo tempo bebe da fonte do PSDB em nossa cidade. O PCdoB em nada contribui para o esclarecimento da classe trabalhadora com essa postura. Pelo contrário, a confunde. Ao usar seu histórico de luta como instrumento para convencimento da população obtém benefícios aos seus quadros, contudo em nada impulsiona uma real transformação social em nossa cidade.
     É preciso que nos atentemos a conjuntura política municipal, aos acordos de bastidores que se revelam na dicotomia social cada vez mais evidente, onde o pobre continua jogado as margens e os ricos criando suas fronteiras de prédios e estabelecimentos caros de forma a ocultarem a pobreza.
     Nós do PSOL nos colocamos contra a todas essas barbáries, prostituições partidária e políticas de gabinetes ao propormos uma política clara, concisa e que se paute pelas reais demandas sociais de nosso país, pois a nossa realidade local não dista da de milhões de brasileiros e brasileiras que buscam uma melhor qualidade de vida, a qual é tolhida pelos anseios do capital. É preciso coragem para se dispor a construir um modelo diferente de política e dizer a sociedade que esta que vem sendo enfiada goela a baixo da população não nos serve mais. Queremos mudança, mas não para amanhã, queremos mudança já, pois nada deve parecer impossível de mudar.
     Venha para o PSOL, construa conosco um novo partido contra essa velha política que é voltada para banqueiros, latifundiários, empresários e opressores. 

terça-feira, julho 03, 2012

REUNIÃO PSOL

Haverá no dia 03/07/12 reunião da executiva minicipal do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL de Botucatu. O encontro será na rua João Passos, 919, Centro, as 19:30 horas.
Informações: (vivo) (14) 9706.9146 - Gustavo bilo
                     (tim) (14) 8137.8888 - Vanessa