Por: Érick Facioli
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Essa é demais: tucanaram o Saci. Qual é o limite da mesquinharia?
Eu já vi muita coisa na minha vida, mas essa aqui é demais. Qual é o limite da mesquinharia? Descobri que vai longe. Depois de tentarem colocar o Saci de Botucatu no ostracismo, os tucanos me surpreenderam de novo. Agora, resolveram mudar a cor da touca do Saci. Alguém aí já viu Saci com touca azul? Pois é, mas em Botucatu, isso aconteceu. Monteiro Lobato, o criador do personagem, deve estar dando mortal de costas em seu túmulo.
Primeiro, o atual governo municipal tentou acabar com o Festival Nacional do Saci por puro revanchismo, só porque foi criado pelo ex-secretário Wilson Nakamoto em 2001 durante o primeiro governo do PT. Com a resistência da sociedade, foram obrigados a voltar com o evento. É bem verdade que, sem o apoio governamental que era dado anteriormente. Vale lembrar que tem gente no governo municipal que acha que "saci" é coisa do "demo". Segundo, misturaram política ou melhor "politicagem" com folclore brasileiro.
No twitter, a falta de bom senso de quem tomou essa medida já virou hit. Tem gente dizendo que o Saci virou um Smurff.
Se eu fosse irônico - todo mundo sabe que não sou - diria: Parabéns, formos surpreendidos de novo!
Érick Facioli - Defensor do Saci, da cultura e do folclore brasileiro, independentemente da minha orientação política.
Nós do núcleo do PSOL Botucatu reiteramos todas as palavras presentes nesse artigo e nos colocamos, também, em defesa do Saci, da cultura e do folclore brasileiro.
NOTA OFICIAL – FESTIVAL NACIONAL DO SACI
O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, vem a público manifestar sua discordância com a indevida descaracterização de um dos mais conhecidos personagens do Folclore Brasileiro, evidenciada no material de divulgação do Festival Nacional do Saci, que acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, em nosso município.
Mais do que discordar e lamentar o ocorrido, o Chefe do Executivo determinou que providências sejam tomadas a fim de que situações como essa não voltem a ocorrer.
Botucatu, 22 de outubro de 2010.
JOÃO CURY NETO
Prefeito Municipal de Botucatu