terça-feira, julho 10, 2012

O papel do PSOL e a falsa polarização PT X PSDB


     O projeto socialista outrora abandonado pelo partido que um dia reivindicou a classe trabalhadora foi retomado em território nacional em 2005, onde mais de 500 mil assinaturas deram vida ao PSOL.
     Desde 2007 no município de Botucatu iniciou-se a construção do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. O PSOL é um partido que está em incessante processo de aproximação com a população. Visando à formação política de seus militantes e não somente a simples filiação sem qualquer critério político ideológico, aproximamos os que hoje compõem o partido em nosso município. É nesse contexto que o PSOL vem acumulando experiência para alcançar os anseios da classe trabalhadora botucatuense.
Tendo a clareza de que enfrentaríamos diversos desafios, não nos omitimos. Sabíamos que era necessário que um novo partido fosse criado, pois a classe trabalhadora estava sofrendo e sofreria ataques daquele que um dia foi seu aliado, o Partido dos Trabalhadores (PT).
     Não nos furtamos aos enfrentamentos, nem refutamos o papel que desempenhamos nesse novo processo, o de aproximar e devolver as esperanças a quem a tinha perdido ao se sentir traído após a eleição de Luis Inácio Lula da Silva. Foi esse desejo ardente, esse sonho constante de uma transformação social que nos motivou a construir uma esquerda presente, forte, classista e combativa.
     Mas os ataques aos direitos dos trabalhadores não seriam privilégio de um só partido político. Vimos a cada ano o Estado de São Paulo sendo sucateado pelas políticas neoliberais tucanas. O PSDB no controle do Estado conseguiu paulatinamente sucatear a saúde em beneficio dos planos privados e das OS’s, destruir a educação pública e fortalecer as instituições privadas, sucumbir aos braços do crime organizado, estabelecer medidas autoritárias de combate aos movimentos sociais, criminalizando-os e deturpando bandeiras históricas desses movimentos.
     Então, o que vemos é um avanço de duas frentes, uma composta pela direita reacionária, liderada pela bancada peessedebista e outra facção originária na esquerda degenerada do PT e PCdoB.
     Essa falsa dicotomia entre ambos cada vez fica mais nítida aos trabalhadores de todo nosso país e em Botucatu não seria diferente. A falsa polarização PT e PSDB se exemplifica em nossa cidade em uma das alianças mais paradoxais da história da luta de classes, o mesmo partido que compõe em âmbito nacional aliança com o PT ao mesmo tempo bebe da fonte do PSDB em nossa cidade. O PCdoB em nada contribui para o esclarecimento da classe trabalhadora com essa postura. Pelo contrário, a confunde. Ao usar seu histórico de luta como instrumento para convencimento da população obtém benefícios aos seus quadros, contudo em nada impulsiona uma real transformação social em nossa cidade.
     É preciso que nos atentemos a conjuntura política municipal, aos acordos de bastidores que se revelam na dicotomia social cada vez mais evidente, onde o pobre continua jogado as margens e os ricos criando suas fronteiras de prédios e estabelecimentos caros de forma a ocultarem a pobreza.
     Nós do PSOL nos colocamos contra a todas essas barbáries, prostituições partidária e políticas de gabinetes ao propormos uma política clara, concisa e que se paute pelas reais demandas sociais de nosso país, pois a nossa realidade local não dista da de milhões de brasileiros e brasileiras que buscam uma melhor qualidade de vida, a qual é tolhida pelos anseios do capital. É preciso coragem para se dispor a construir um modelo diferente de política e dizer a sociedade que esta que vem sendo enfiada goela a baixo da população não nos serve mais. Queremos mudança, mas não para amanhã, queremos mudança já, pois nada deve parecer impossível de mudar.
     Venha para o PSOL, construa conosco um novo partido contra essa velha política que é voltada para banqueiros, latifundiários, empresários e opressores. 

Um comentário:

  1. Em tempos onde a mesma ideologia une em São Paulo Lula e Maluf, e une em Botucatu Cury e Caldas, é necessário que faça todos os esforços possíveis pra evitar que os partidos que ainda defendem de fato os trabalhadores se degenerem por meio das ilusões parlamentares, tal como o PT e PCdoB. Por isso, a candidatura do PSOL em Botucatu recebe todo meu apoio, pois o PSOL ainda se mostra na luta cotidiana dos trabalhadores e estudantes desse país. Abraços de luta !!!

    ResponderExcluir