segunda-feira, junho 16, 2014

[GO] Terra Livre avança em luta pela Reforma Agrária

por Secretaria de Comunicação TL-GO
No último dia 21 de maio, o Terra Livre organizou um Ato na Porta do Palácio do Governo Pedro Ludovico e na Assembléia  Legislativa de Goiás. As Famílias Sem-Terra cobraram do Governador Marconi Perillo e dos Deputados Estaduais para parar com o leilão da Fazenda  Córrego Rico – ou Fazenda do Estado, localizada no município de Itauçu. Essa fazenda é propriedade do Estado de Goiás. As famílias, na sua maioria, eram do Acampamento Nelson Mandela de Itauçu.
Os trabalhadores distribuíram uma carta à população e protocolaram um oficio junto ao gabinetes do Governador e ao Presidente da Assembléia Legislativa e como também aos demais deputados, pedindo para que intervenham junto ao Governador para que interrompam a venda da Fazenda. O Movimento reivindica que a fazenda seja destinada para a Reforma Agrária.
Essa manifestação é parte de uma campanha que o movimento pretende desenvolver no próximo período, com vista a sensibilizar o Governador e os Deputados a converter a Fazenda em um assentamento de Reforma Agrária. Outras ações já estão sendo  programadas para os próximos dias. A fazenda se encontra improdutiva, sendo cuidada por duas ONGs que não utilizam nem 20% da área, têm apenas uma pequena plantação de bambu e eucalipto e, em outro local, madeira para fazer móveis.
Fruto da mobilização, surgiram três audiências, com a Dep. Isaura Lemos do PC do B, o Dep. Carlos Kabral do PT e o Dep. Mauro Rubem, do PT. A deputada Isaura se comprometeu a se empenhar na defesa da reivindicação do movimento e que vai convocar uma audiência publica para debater a questão. O Dep. Carlos Kabral colocou um advogado a disposição para entrar com uma ação junto ao Ministério Publico, questionando a venda da área, já que a lei determina que antes de ser colocada a venda uma área publica deve ser oferecida ao INCRA preferencialmente. O Dep. Mauro Rubem vai fazer uma articulação com o líder do Governo na Assembléia Legislativa e marcar uma audiência com mesmo com a Direção do Movimento.
No dia 14 de junho, o movimento vai realizar uma marcha nas cidades de Araçu e no distrito de Ordalia e um ato na Porta da Fazenda. Organizamos também seminários em um novo acampamento na cidade de Faina e acampamentos São Jose e Nelson Mandela em Itauçu.
Secretaria de Comunicação do Terra Livre Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário